Marcel Alexandre debate revisão do Regimento Interno da Câmara e Plano Diretor de Manaus

Marcel Alexandre debate revisão do Regimento Interno da Câmara e Plano Diretor de Manaus

A semana legislativa do vereador Marcel Alexandre (PMDB) foi marcada por duas importantes participações em debates que objetivam mudar a forma de trabalho da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a elaboração do planejamento arquitetônico da capital.

O primeiro trata-se da comissão de revisão do Regimento Interno da CMM, do qual Marcel é membro com 47 propostas de emenda às mudanças do documento (no total, a comissão recebeu 149 sugestões). Dentre as diversas e relevantes contribuições do parlamentar, destacam-se: maiores e detalhados atos de fiscalização das comissões permanentes nas áreas da educação, saúde e transporte. O outro debate ficou por conta da formação da comissão que vai estudar os desdobramentos de análise do Plano Diretor de Manaus (ver a seguir).

É BOM SABER

 

O Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus serve como ferramenta organizacional para os vereadores e todos os colaboradores da Casa Legislativa. É nele que são traçadas as atribuições dos órgãos do Poder Legislativo. O Regimento contempla todas as funções legislativas, administrativas e fiscalizadoras da Câmara. Todo cidadão tem direito ao acesso das informações contidas no Regimento Interno, disponível no site da Câmara Municipal de Manaus: www.cmm.am.gov.br

Plano Diretor – Após intensos debates sobre a composição da comissão responsável pela análise do Plano Diretor de Manaus (PDM), o vereador Marcel Alexandre foi um dos 13 vereadores indicados para integrar as discussões em torno do assunto. Estima-se que até o dia 9, o presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, estará enviando o Plano Diretor para a Câmara Municipal.

Conforme afirmou o presidente da Casa Legislativa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), quatro meses será o tempo necessário para a revisão do Plano Diretor, inclusive, acrescentou que “os vereadores trabalharão no recesso do meio do ano, e o parlamentar que não estiver trabalhando com a seriedade que a matéria exige será substituído”.

É BOM SABER

O Plano Diretor faz parte do planejamento arquitetônico de uma cidade. Por exemplo, se hipoteticamente a prefeitura pretendesse construir um parque no final da Avenida Djalma Batista daqui a 15 anos, de acordo com o PD ela não permitirá novas construções, incluindo Igrejas, nesta área nos próximos anos, a fim de que o custo de desapropriação não fique alto demais, nem mesmo impactos e impasses sociais surgissem.

Outra atribuição do Plano Diretor é determinar quais áreas da cidade podem ser exclusivamente residenciais, comerciais ou industriais. Dessa forma, podem-se planejar as vias de tráfego (ruas e avenidas), transportes públicos e utilidades (água, gás, energia elétrica).

Enfim, é uma forma de planejar como a cidade deverá parecer no futuro.

One thought on “Marcel Alexandre debate revisão do Regimento Interno da Câmara e Plano Diretor de Manaus

  1. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever
    reparei que se tem esforçado por nos dar o melhor,
    é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo
    agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *